quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Rock, Brechó, Moda alternativa e um refrigerador que não funciona





Moda e rock sempre andaram juntos e fico igual um pintinho no lixo quando vejo maneiras cada vez mais criativas de unir essa dupla. Conheci a loja de moda alternativa / brechó Casa da Traça esta semana e fiquei simplesmente apaixonada pelo lugar. Primeiro porque a decoração do ambiente te joga dentro de uma máquina do tempo e faz com que você caia no que há de melhor dos anos 70, 80, 90 e 2000. Segundo porque as peças encontradas lá são, além de diferentes, de muitíssimo bom gosto.
Casa da Traça - Brechó e moda alternativa. Brechó retrô/vintage, marcas alternativas, bolsas e acessórios, cultura, moda, arte.. e um refrigerador que não funciona.” (definição da loja em um flyer de divulgação)

A Bárbara, ou melhor, a Babi, de 23 anos e o Giovanni Paim, de 25, administram o local que, desde março de 2008 vem atraindo o mais variado tipo de público. “Aqui vem desde a senhorinha frequentadora de brechó que está passando na frente da loja até uma galera mais jovem e alternativa“, diz Babi.

Antes de montar o espaço Babi trabalhava em uma empresa como auxiliar administrativa. Numa reviravolta burocrática, assim como todos os funcionários, ela foi demitida para ser readmitida depois. Mas, ao contrário dos demais colegas, ela decidiu não retornar à empresa: pegou o FGTS e, com pouco dinheiro e muita criatividade resolveu montar a loja.
A decoração é algo fascinante. Sabe aquela enceradeira que tem atrás da porta do quarto da sua avó e que, embora ela não use, ela fica lá porque ‘não se fabrica mais?’ Pois é: dando alguns passos é possivel encontrar uma igualzinha assim como um gravador antigo, um rádio, máquina de escrever, vitrola, um megadrive, cubo mágico e muitos, muitos vinis.

Para ter um espaço como ela queria, Babi contou com um apoio poderoso: a internet. No orkut começou a buscar parceiros, designers e estudantes de moda que porventura quisessem expor seus trabalhos na loja sem muita burocracia. “Agora muitos ficam sabendo por meio do boca-a-boca”. Hoje a Casa da Traça reúne sob o mesmo teto cerca de 20 marcas alternativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário